Pilates ajuda a “terceira idade” a curtir a “melhor idade”

17/07/2012 at 16:17 Deixe um comentário

A prevenção dos problemas trazidos pela terceira idade é muito mais eficaz e menos custosa do que a reparação. Até porque, muitos dos sustos podem ser fatais. Por isso é cada vez mais comum o surgimento de publicações e políticas visando a conscientização da população idosa brasileira – e mundial – sobre a importância da prática de atividades físicas, que, se mantida com regularidade, pode evitar até 25% dos males do coração. A informação é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que apontou também o pilates como meio de prevenção primária, secundária e terciária da saúde e do bem-estar.

O método consiste em um programa completo de condicionamento físico e mental. Além de melhorar a performance e equalizar o esforço, tem como objetivo dar mais equilíbrio e flexibilidade ao praticante. A atividade trabalha o corpo de maneira geralista, de modo que desenvolve estabilidade corrigindo a postura e a musculatura. O sistema é a equação entre as principais disciplinas orientais e ocidentais, como o relaxamento aliado ao enrijecimento dos músculos e a intensidade.

Assim como qualquer outra pessoa, os idosos ganham, ao praticar pilates, concentração, respiração, resistência e relaxamento, tanto físico quanto mental. Assim, há uma melhora significativa e quase instantânea na capacidade respiratória bem como na prevenção de lesões e alívio de dores. O trabalho feito nas regiões abdominal e lombrar também é importante na contenção de problemas como a incontinência urinária e fecal, não raras entre na terceira idade.

O benefício do pilates à postura vai além do físico. Com a postura incorreta, até a auto-estima diminui. A correção proporcionada pelo método melhora o aspecto corporal e desobstrui a respiração, previne artrite, artrose e dores generalizadas. Ao mesmo tempo, a respiração é melhorada, já que vários músculos ligados a essa função estão relacionados à postura, como o diafragma, entre outros.

Nos exercícios de flexibilidade, os tecidos ficam mais elásticos, reduzindo o risco de lesões. O pilates ajuda a reduzir as perdas com ajuda do trabalho muscular, combinando a elasticidade com a força, dando mais firmeza para tarefas que em muitos casos tornam-se difícies, como uma simples caminhada. A flexibilidade também faz com que as articulações mantenham-se alinhadas, o que reduz o risco de lesões nos ligamentos e no menisco.

Existem outros incontáveis benefícios do pilates, não só para os idosos, mas para todas as idades. Para saber mais, acesse o nosso site http://www.espacoverticalzen.com.br e agende uma visita.

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