Yoga na terceira idade: mente sã, corpo são

31/08/2012 at 19:31 Deixe um comentário

ImageSegundo a sociedade, a terceira idade é aquela que chega aos 60 anos. E com a popularidade, a afirmação tornou-se verdade absoluta. Para a geriatria, área médica que estuda os problemas que atingem os idosos, o conceito começa aos 75. De uma forma ou de outra, o senso comum é que aqueles que se encontram na faixa de vida após os 60 enfrentam muito mais dificuldades e doenças do que nas outras fases. Isso explica o constante esforço na busca de atividades que possam melhorar a vida destas pessoas. Entre medicina tradicional e outras terapias, há muitos métodos de destaque. Um deles é o yoga.

A atividade combina disciplinas físicas e mentais e é baseada em conceitos budistas e hindus. Embora a maioria acredite que a origem se deu na Índia, a filosofia surgiu mesmo no vale do Hindu, atual Paquistão, há cerca de 5000 anos. No entanto, o sistema foi aprimorado pelo filósofo indiano Patanjali, no século VI antes de Cristo (saiba mais clicando aqui).

Após milênios de existência, estudos e desenvolvimento, os benefícios do yoga passaram a ser aplicados em centenas de áreas da saúde. Entre os idosos, por exemplo, são inúmeras as aplicações da filosofia. A atividade age diretamente na prevenção e no cuidado de doenças e males como as cardiovasculares – infarto, angina, insuficiência cardíaca -, diabetes, alta taxa de gordura no sangue – colesterol e obesidade -, AVC, hipertensão arterial, câncer, pneumonia, enfisema, e bronquite crônica, infecção urinária, osteoporose, osteoartrose, Alzheimer, depressão e Parkinson.

O poder de transformação da filosofia e das técnicas atuam não somente no corpo, mas também na mente do idoso. As aplicações dissipam as emoções e tensões, proporcionando não somente qualidade de vida, mas principalmente uma visão diferente da maior parte da humanidade. O idoso deixa de se sentir mais frágil, ganhando segurança e, principalmente, vitalidade. Além disso, o espírito do yoga, originado em uma cultura onde o idoso é mais valorizado, ao contrário do que acontece no ocidente, transmite ao cidadão da “melhor idade” a sensação de quem está plenamente sentindo a vida e não apenas esperando pelos últimos dias.

Image

Além do yoga, o Espaço Vertical Zen tem inúmeros serviços que proporcionam qualidade de vida, saúde e bem-estar para todas as idades. Faça-nos uma visita. Acesse o nosso site http://www.espacoverticalzen.com.br e entre em contato.

Anúncios

Entry filed under: Espaço Vertical Zen, Saúde, yoga. Tags: , , , .

Conheça os benefícios do pilates durante a gravidez A endermologia e a lenda da flacidez

Obrigado por comentar em nosso Blog.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: